Não mas EU, mas CRISTO


“...Como Cristo é o nosso substituto na morte, assim Ele é o nosso substituto na vida.

No início de nossa vida cristã vimos como o Senhor Jesus carregou nossos pecados sobre a cruz para que, pela Sua morte, fôssemos libertados da morte, nossos pecados fossem perdoados e não mais fôssemos condenados. Hoje Paulo me diz que sou liberto do viver, porque Cristo vive em mim. O significado aqui é simples: já que Ele vive em mim, eu não mais preciso viver. Assim como Ele morreu na cruz por mim, Ele agora vive em mim, em meu lugar. Este é o segredo da vitória. Este é o segredo de Paulo. Ele não diz, "Espero não ter necessidade de viver", ou, "Espero permitir que Ele viva". Ele apenas diz, "não vivo mais, pois deixei Ele viver. Agora já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim".

Oremos sem cessar para que Deus nos ilumine a fim de vermos que o homem não necessita de viver por si mesmo, porque Cristo pode viver nele. No dia em que você ouviu que não precisava morrer, você sentiu que este era um evangelho grandioso. E agora, noutro dia, você ouve que não precisa viver. Este também é um evangelho grandioso.

Os recém convertidos costumam ter muitos problemas. Ao serem instruídos sobre como manter um bom testemunho e viver uma vida cristã exemplar, como não amar o mundo mas sim resistir às tentações, como sofrer, carregar a cruz, buscar a vontade de Deus e aprender a obedece-lo, podem chegar à conclusão que a vida cristã é realmente exaustiva. Muitos dos que creram no Senhor se sentem assim. Afadigam-se a cada dia, suspiram enquanto labutam. Lutam diariamente mas sempre falham. Tentam manter um testemunho e, ainda assim, desonram ao Senhor a todo tempo. Muitos então dizem estar cansados e exaustos de serem cristãos. Ser cristão toma-se então um fardo muito pesado.

Muitos tentam resistir ao pecado mas não possuem forças. No entanto, se não resistirem, não terão paz interior. Muitos querem ser pacientes, mas não conseguem. Ao perderem a paciência sentem desconforto em seus corações. Não possuem força no coração para amar e, se odeiam, seus corações os condenam. Consideram realmente que ser .cristão-é um fardo pesado. A sensação é de subir uma montanha com uma carga pesada. Muitos dirão que antes de crer no Senhor Jesus estavam sobrecarregados com o fardo do pecado e que, agora, estão sobrecarregados com o fardo da santidade. É apenas a substituição de um fardo por outro; ambos cansativos e pesados.

Se a situação descrita acima é o caso, significa certamente que esses cristãos foram mal instruídos. É errado uma pessoa tentar viver a vida cristã. Não nos é pedido para fazê-lo. A Palavra do Senhor diz: "já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim". Esse é o segredo da vida cristã. Senhor em mim vive a vida cristã, não eu. É bastante doloroso tentar viver como um cristão em paciência, amor, bondade, humildade, sofrendo, levando a cruz. Mas se é Cristo, no entanto, quem vive em mim, em paciência, amor, sofrimento, ou levando a cruz, esta é uma vida cheia de alegria.

Assim, ao encontrar irmãos que estão cansados de tentar viver como um cristão, você deve contar-Ihes que existe algo mais excelente. Será um evangelho grandioso para eles. Conte-Ihes que não precisam viver uma vida exaustiva assim. Eles não precisam se exaurir para viverem como cristãos, nem precisam levar um pesado fardo. Da mesma forma como agradeceram a Deus ao ouvir o evangelho que não precisavam mais morrer, podem agora agradecer ao ouvi-Io dizer que não precisam viver. Que livramento de uma vida cristã exaustiva e cansativa!

A morte é dolorosa, mas para nós o tentar viver diante de Deus é também doloroso. Como é que pessoas como nós, que não conhecem nada a respeito da santidade e do amor de Deus, do Espírito Santo ou da cruz, podem viver na presença de Deus? Tal peso é insuportável. Quanto mais vivemos, mais vemos. Quanto mais vivemos, mais frustrados ficamos. O evangelho sendo entregue a você hoje é que você não precisa viver. Deus o tem isentado de viver. Esse é realmente um evangelho excelente!”

Trecho do Livro – “Não mas EU, mas CRISTO”, Watchman Nee

Nenhum comentário: